Descubra o segredo dos restaurantes fast-food para deixar suas batatas crocantes e douradas: o vinagre!

links patrocinados

Batatas fritas crocantes e douradas são a paixão de muitas pessoas. Mas, você sabe qual é o segredo de restaurantes fast-food para fazer batatas tão boas assim? E por que colocar vinagre na batata? A resposta pode surpreender você: vinagre!

Sim, adicionar vinagre na batata inglesa tem um efeito incrível na textura e sabor. Mas por que o vinagre faz tanta diferença? Vamos te explicar tudo neste artigo.

links patrocinados

O vinagre é ácido e, ao ser aplicado nas batatas, ajuda a remover o amido superficial e a glicose, o que deixa a superfície da batata mais seca. Quando as batatas são fritas, ficam crocantes por fora e macias por dentro. Esse é o primeiro motivo pelo qual o vinagre é usado nas batatas fritas.

Outro benefício é o sabor que o vinagre adiciona à batata

links patrocinados

O sabor levemente ácido é uma mudança bem-vinda, além de combinar muito bem com sal. A combinação de sal e vinagre é conhecida por desencadear a liberação de endorfinas, aquelas “substâncias químicas felizes” que nos fazem sentir bem.

Além disso, o vinagre age como um conservante natural, o que ajuda a prolongar a vida útil das batatas frescas. Embora não substitua a refrigeração adequada, o uso do vinagre pode evitar o escurecimento e a deterioração das batatas.

Agora que você sabe os motivos para utilizar vinagre nas batatas fritas, saiba que é muito fácil adicionar esse ingrediente na sua receita.

A melhor maneira é adicioná-lo na água quando estiver fritando as batatas

Adicione cerca de 1/4 de xícara de vinagre a cada litro de água. Se preferir, misture o vinagre com os temperos antes de adicionar na batata.

Só é preciso tomar um cuidado: não exagere na quantidade de vinagre. Um toque é suficiente e equilibrado para melhorar a textura e sabor das batatas. O excesso pode deixar a batata muito ácida e comprometer todo o prato.

Agora, se você quer experimentar novos sabores, pode testar outros tipos de vinagre além do branco destilado, como o de maçã ou balsâmico. Esses tipos de vinagre variam no sabor e podem adicionar uma camada extra de sabor à sua receita de batatas fritas.

Ainda tem mais uma dica

Para conseguir uma crocância ainda maior, deixe as batatas mergulhadas em água gelada depois que elas ficarem prontas. Isso faz com que elas sequem e fiquem mais crocantes.

Como você pode ver, o vinagre é um ingrediente versátil e muito útil na hora de fazer as melhores batatas fritas. Desde a textura crocante até o sabor acentuado, essa receita é mais uma prova de que os ingredientes mais simples podem ser os melhores aliados na cozinha. Agora que você já sabe por que colocar vinagre na batata inglesa, experimente essa delícia na sua cozinha e surpreenda-se!

Falta pouco…

0