A melhor receita de bacalhau: nunca mais vai fazer diferente

links patrocinados

Se há um alimento símbolo da culinária portuguesa, esse é sem dúvida o bacalhau. Isso porque o país é o maior consumidor e exportador do peixe no mundo. E com tantas receitas por aí, pode ser difícil escolher qual preparar. Então aqui está a melhor receita de bacalhau que você já experimentou, e te garantimos: nunca mais vai fazer de outra maneira.

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau dessalgado
  • 6 batatas
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 50 ml de azeite
  • 200 g de tomate pelado
  • 1 pimentão vermelho
  • 100 ml de leite
  • 50 g de manteiga
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeitonas e salsinha para decorar

Preparo

  1. Descasque as batatas, corte em rodelas de cerca de 1 cm e cozinhe em água fervente com sal por cerca de 10 minutos. Escorra e reserve.
  2. Desfie o bacalhau em lascas e reserve.
  3. Corte as cebolas em rodelas, pique o alho e o pimentão em pedaços pequenos.
  4. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia. Adicione o alho e o pimentão e refogue por mais 2 minutos.
  5. Adicione o tomate pelado e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
  6. Adicione o bacalhau desfiado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre e cuidando para não desmanchar as lascas.
  7. Em outra panela, aqueça o leite e a manteiga, mexa bem até derreter e reserve.
  8. Em um refratário grande, monte em camadas com as batatas, o bacalhau e o molho de tomate.
  9. Regue com a mistura de leite e manteiga e leve ao forno preaquecido em 200°C por cerca de 20 minutos, ou até que a superfície esteja dourada.
  10. Decore com azeitonas e salsinha e sirva quente.

Por que essa é a melhor receita de bacalhau?

Primeiro de tudo, essa receita é simples e fácil de fazer. Além disso, ela é extremamente saborosa e tem uma textura incrível, graças à mistura de leite e manteiga. A combinação de batatas, bacalhau e molho de tomate é tradicional e clássica, por isso é sempre um sucesso entre todos que apreciam a culinária portuguesa. É também muito versátil – pode ser servido como prato principal em um almoço de domingo com a família ou durante um jantar mais sofisticado.

Dicas adicionais

links patrocinados

Para deixar essa receita ainda melhor, aqui estão duas dicas adicionais:

  1. Se você quiser dar um toque ainda mais especial ao prato, adicione um pouco de vinho branco ao molho de tomate enquanto cozinha. Ele irá realçar o sabor do prato.
  2. Não jogue fora a água em que você cozinhou as batatas. Use ela como caldo para fazer um delicioso arroz de bacalhau.

Agora que você tem a melhor receita de bacalhau em mãos, você pode experimentar em casa e impressionar a todos. Siga essas dicas, e você terá o bacalhau mais suculento e macio que já provou. Então, achou essa receita irresistível? Compartilhe com seus amigos e familiares e bom apetite!

Falta pouco…